Grupo de Apoio ao Laringectomizado

O câncer é uma doença que traz impacto emocional e social ao paciente e seus familiares. É difícil absorver todas as informações sobre a doença e elaborar os sentimentos dolorosos que surgem como medo, raiva, negação, culpa, depressão, ansiedade.

O câncer de laringe, um dos mais comuns em cabeça e pescoço, exige, muitas vezes a laringectomia total, ocasionando a traqueostomia definitiva e a perda da voz laríngea. Um dos recursos que podem ajudar neste momento é a participação em GRUPOS DE APOIO.

O GALA – Grupo de Apoio ao Laringectomizado- criado em outubro de 2003, é um Grupo Operativo, de Ajuda Mútua, Somático, Aberto e Homogêneo, organizado pela Liga Feminina de Combate ao Câncer no Rio Grande do Sul e é coordenado por Fonoaudiólogas; Psicólogas; Fisioterapeutas, Nutricionista e Médicos cirurgiões de cabeça e pescoço, todos voluntários.

O Grupo funciona uma vez por semana, às quartas feiras, das 10hs às 11hs no Ambulatório do SUS do Hospital Santa Rita dentro do Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Inicialmente, responde-se às dúvidas quanto ao tratamento médico e à reabilitação física, propriamente dita com as orientações da Fisioterápicas, Nutricionais, Médicas e Fonoaudiológicas. Na seqüência os pacientes trazem assuntos pertinentes a suas vidas, família e dificuldades, sendo que esta ordem varia, de acordo com a demanda.

A Fisioterapia contribui para a reabilitação postural, que são as alterações na região cervical, ombros e cintura escapular, e respiratória visando higiene brônquica e do traqueostoma.

A Fonoaudiologia atua na reabilitação da voz e da fala ressaltando que o ato de se comunicar é um todo, que inclui não só a linguagem oral mas engloba o movimento, o gesto e o olhar.

A Nutrição promove vigilância do estado nutricional dos pacientes e orientações nutricionais de forma preventiva e terapêutica.

A Medicina esclarece dúvidas em relação à cirurgia e o tratamento em geral.

A Psicologia/Psicooncologia vai permeando todo o movimento do Grupo, procurando tornar este, um momento de trocas, aprendizagem, crescimento, apoio e de menos sofrimento.

Durante o ano são organizadas palestras sobre vários assuntos sugeridos pelos pacientes. Temas como sexualidade, espiritualidade, cuidados com a traqueostomia, informações sobre Radioterapia, quimioterapia, a própria cirurgia, cuidados com o meio ambiente, odontologia, além de oficina sobre acessórios possíveis para disfarçar a traqueostomia são realizadas por profissionais como enfermeiras, médicos, psicólogas, fisioterapeutas, biólogos, dentistas, estilistas, especialmente convidados.

No final do ano é realizado um almoço em um clube, cedido e previamente agendado, onde além do almoço, realiza-se “amigo secreto” dos pacientes, familiares e equipe.

O Gala tem um Coral formado por pacientes. Cantar é uma forma de tornar o treinamento da nova voz mais agradável. inclusive está documentado em DVD, onde os pacientes escolheram a música e foi exaustivamente ensaiado. Este trabalho já foi apresentado em Congressos Nacionais e cinco congressos Internacionais.

Os resultados deste trabalho com o Grupo são avaliados por meio de observação e depoimentos dos pacientes onde destaca-se a melhora da comunicação , da postura , da respiração e das práticas alimentares e do estado nutricional. Do ponto de vista emocional, percebe-se uma diminuição considerável nos níveis de estresse, ansiedade e depressão.

O GALA é um grupo que se diferencia dos demais pelo seu caráter interdisciplinar e sua visão global do paciente, envolvendo não só o físico, mas também os aspectos sociais, emocionais e espirituais, bem como a reintegração dos pacientes na sociedade, inclusive com projetos como dança e teatro.

Freqüência de atendimento: uma vez por semana

Dia: 4ªs feiras

Horário: das 10hs às 11hs

Local: Ambulatório do SUS do Hospital Santa Rita (Rua Sarmento Leite, 187, térreo, Porto Alegre/RS)

ATENDIMENTO GRATUÍTO

Pacientes de outros hospitais também são bem vindos

Profissionais voluntários que atuam no GALA:

  • Fgª Vera Martins
  • Fgª Márcia Santana
  • Psi. Daniela Müller
  • Fisio Karoline Camargo Bragante
  • Dr. Virgilio Zanela
  • Dr. Luiz Felipe Osowski
Institucional Sobre a Liga Campanhas realizadas pela Liga Contatos da Ligas Regionais Relatórios de trabalhos realizados pela Liga Seja um voluntário da Liga Direciona para a loja Faça sua doação Quem são os apoiadores da Liga
Voltar ao topo