A história da Liga está traduzida no olhar e na esperança dos nossos pacientes. E nosso trabalho se concretiza pelas mãos e dedicação de cada um de nossos voluntários.
A Liga possui sua sede e atua dentro do Hospital Santa Rita, e também junto à enfermaria Infantil de Oncologia do Hospital Santo Antônio, ambos pertencentes ao Complexo de Hospitais da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. É uma entidade declarada de utilidade pública federal e estadual, possuindo atestado de registro no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e inscrição na Divisão Nacional do Câncer do Ministério da Saúde.
A Liga Feminina de Combate ao Câncer no Rio Grande do Sul foi fundada em Porto Alegre no dia 30 de abril de 1954 por Henriquetta Marsiaj. A entidade é uma associação assistencial, de natureza civil, sem fins lucrativos, que integra o Terceiro Setor e tem como missão amparar pessoas carentes portadoras de câncer e atuar preventivamente junto à comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Com seu prestígio social, e o prestígio profissional de seu marido, o médico Oddone Marsiaj, e contando com o apoio da Liga, da Santa Casa e da Sociedade de Oncologia, Henriquetta angariou parte dos fundos que viabilizaram a construção do Hospital Santa Rita e de seu equipamento. Depois de mais de dez anos como presidente da Liga, Henriquetta foi substituída por Lygia Pratini de Moraes, que presidiu a associação por mais de 20 anos.
A atuação da Liga está dividida através de diferentes setores. Cada um deles possui uma coordenadora, que trabalha com voluntárias preparadas para as respectivas atividades.
– Setor de Prevenção
– Ambulatório
– Setor Assistencial
– Setor Social
– Grupos de Apoio: a pacientes com câncer de mama, Grupo GALA (a pacientes laringectomizados) e a familiares de pacientes com câncer
– Liga Jovem
– Ligas Regionais
Em 1995, por iniciativa do Conselho Deliberativo, o Estatuto da Liga foi reformulado, regulamentando o prazo de 2 anos para o mandato, podendo ser reeleita por mais duas vezes.
Henriquetta Marsiaj (Fundadora) – De 1954 a 1971
Lygia Pratini de Moraes – De 1971 a 1995
Maria Teresa Simch de Castro – 1995
Verônica Ruttkay Pereira – De 1995 a 1996
Mari Lucia Tavares Bing – De 1996 a 1997
Maria Teresa Simch de Castro – De 1997 a 2003
Rejane Paz Bier – De 2003 a 2009
Narcila Dourado Castro – De 2009 a 2015
Nelma Wagner Gallo 2015 até a presente data
A Liga possui a seguinte estrutura administrativa:
– Diretoria Executiva, com 12 membros
– Conselho Deliberativo, com 26 membros
Composição da Diretoria da Liga:
Presidente – Nelma Odete Wagner Gallo
1ª Vice-Presidente – Narcila Dourado Castro
2ª Vice-Presidente – Rejane Paz Bier
Secretária Geral – Rosanara Fim Santiago
1ª Secretária – Mari Lúcia Tavares Bing
2ª Secretária – June Elaine Hoprins Rabello
1ª Tesoureira – Cátia Regina Streese Vecchio
2ª Tesoureira – Maria Célia Farias Guaspari
3ª Tesoureira – Débora Lubisco Pestana
Diretora Social – Vera Laura da Costa Carvalho Bernardes
Diretora Social – Débora Saldanha Wolf
Diretora Social – Luciana Rodrigues Velasquez
Composição do Conselho Deliberativo da Liga:
Presidente do Conselho – Marília Diefenthaeler Herter
Vice-Presidente do Conselho – Lydia Wong Ling
Secretária do Conselho – Tânia Sporleder de Souza
Conselheira – Adulce Zaffari
Conselheira – Amarilis Nervo
Conselheira – Ana Maria Moura
Conselheira – Carla Merlin Ribeiro
Conselheira – Cyr Maciel de Sá Livonius
Conselheira – Deodata Link dos Santos
Conselheira – Dione Peña Zanata
Conselheira – Imeritta Pandolfi Passos
Conselheira – Ina Rosa Schiavon
Conselheira – Janir Lucchese
Conselheira – Lais Silveiro
Conselheira – Maria Augusta Pilla
Conselheira – Maria Clara Faria Schiavon
Conselheira – Mona Malcon
Conselheira – Nágila Ourique
Conselheira – Rafaela Consalter
Conselheira – Sônia Pilla
Conselheira – Valkiria Vallandro
Conselheira Benemérita – Ana Helena Chagas Diefenthaeler
Conselheira Benemérita – Laura Zaffari
Conselheira Fiscal – Ceres link dos Santos
Conselheira Fiscal – Cláudia Wolf Ling
Conselheira Fiscal – Lucila Osório
Desde 1975, a Liga Feminina de Combate ao Câncer no Rio Grande do Sul integra a Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer e participa de seus congressos nacionais realizados em diferentes pontos do Brasil. A Rede foi criada para congregar o trabalho feminino de combate ao câncer existente nos estados brasileiros.
DISCURSO DE POSSE DA PRESIDENTE DA DIRETORIA DA LIGA FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER NO RIO GRANDE DO SUL – em 22-06-2017
Primeiramente, agradeço a confiança em mim depositada para presidir a diretoria da nossa Entidade por mais 2 anos. Confesso que me sinto extremamente honrada em fazer parte da Liga/RS, que realiza um trabalho sério e transparente voltado aos doentes carentes portadores de câncer e na prevenção desta doença.
Agradeço também a fundamental colaboração de todos os membros da diretoria para que os objetivos fossem alcançados e, desde logo, conto com o apoio de todas para a nova empreitada.
Ao longo do período que estive na presidência, procurei fazer meu trabalho com disposição, alegria e serenidade, e com o auxílio de todos obtivemos bons resultados, os quais podem ser conferidos nos relatórios de atividades 2015 e 2016, à disposição no site da Liga.
Assim, para o próximo biênio, continuarei com o trabalho até aqui desenvolvido, com ênfase ao Ambulatório de Prevenção contra o Câncer de Colo de Útero e de Mama, objetivando ampliar o atendimento às mulheres carentes; assim como do setor educacional, voltado para a prevenção e atenção à saúde, com palestras a serem administradas o ano inteiro e intensificadas no Julho Verde (cabeça e pescoço), Outubro Rosa e Novembro Azul; aperfeiçoar o setor de comunicação e divulgação para difundir o trabalho realizado pela entidade; aproximação com as Ligas Regionais, com visitas e reunião anual com suas Presidentes para a troca de informações e experiências, esclarecimentos de dúvidas, visando, assim, ao aprimoramento de nossas atividades e o consequente fortalecimento da Entidade.
Igualmente, serei incansável na procura de voluntários para os setores Assistencial, Ambulatorial e Grupo Gala para auxiliar em nossas ações.
Agradeço as voluntárias Joice Zamprogna e Ana Ungaretti pelos serviços prestados, e que por motivos particulares, neste ano afastaram-se da Liga.
Por fim, cumprimento a Presidente do Conselho Deliberativo e a Presidente da Liga Jovem, desejando-lhes sucesso na sua gestão.
Muito obrigada.