banner topo
A solidariedade é uma atitude que trás muita satisfação a

quem a pratica.

Institucional

A história da Liga está traduzida no olhar e na esperança dos nossos pacientes. E nosso trabalho se concretiza pelas mãos e dedicação de cada um de nossos voluntários.

A Liga possui sua sede e atua dentro do Hospital Santa Rita, e também junto à enfermaria Infantil de Oncologia do Hospital Santo Antônio, ambos pertencentes ao Complexo de Hospitais da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. É uma entidade declarada de utilidade pública federal e estadual, possuindo atestado de registro no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e inscrição na Divisão Nacional do Câncer do Ministério da Saúde.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer no Rio Grande do Sul foi fundada em Porto Alegre no dia 30 de abril de 1954 por Henriquetta Marsiaj. A entidade é uma associação assistencial, de natureza civil, sem fins lucrativos, que integra o Terceiro Setor e tem como missão amparar pessoas carentes portadoras de câncer e atuar preventivamente junto à comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Com seu prestígio social, e o prestígio profissional de seu marido, o médico Oddone Marsiaj, e contando com o apoio da Liga, da Santa Casa e da Sociedade de Oncologia, Henriquetta angariou parte dos fundos que viabilizaram a construção do Hospital Santa Rita e de seu equipamento. Depois de mais de dez anos como presidente da Liga, Henriquetta foi substituída por Lygia Pratini de Moraes, que presidiu a associação por mais de 20 anos.

A atuação da Liga está dividida através de diferentes setores. Cada um deles possui uma coordenadora, que trabalha com voluntárias preparadas para as respectivas atividades.

- Setor de Prevenção
- Ambulatório
- Setor Assistencial
- Setor Social
- Grupos de Apoio: a pacientes com câncer de mama, Grupo GALA (a pacientes laringectomizados) e a familiares de pacientes com câncer
- Liga Jovem
- Ligas Regionais

Em 1995, por iniciativa do Conselho Deliberativo, o Estatuto da Liga foi reformulado, regulamentando o prazo de 2 anos para o mandato, podendo ser reeleita por mais duas vezes.

Presidentes da Liga Feminina de Combate ao Câncer

Henriquetta Marsiaj (Fundadora) – De 1954 a 1971
Lygia Pratini de Moraes – De 1971 a 1995
Maria Teresa Simch de Castro – 1995
Verônica Ruttkay Pereira – De 1995 a 1996
Mari Lucia Tavares Bing – De 1996 a 1997
Maria Teresa Simch de Castro – De 1997 a 2003
Rejane Paz Bier – De 2003 a 2009
Narcila Dourado Castro – De 2009 a presente data

A Liga possui a seguinte estrutura administrativa:
- Diretoria Executiva, com 12 membros
- Conselho Deliberativo, com 26 membros

Desde 1975, a Liga Feminina de Combate ao Câncer no Rio Grande do Sul integra a Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer e participa de seus congressos nacionais realizados em diferentes pontos do Brasil. A Rede foi criada para congregar o trabalho feminino de combate ao câncer existente nos estados brasileiros.

Palavra da Presidente

Comecei a trabalhar na Liga há mais de 10 anos quando me aposentei como médica. Iniciei como tesoureira e assumi a presidência da Diretoria da Liga em setembro de 2009. A Liga tem um nome forte na nossa comunidade e também em todo o Brasil e isto aumentou minha responsabilidade ao assumir este cargo.

Estou dando continuidade ao trabalho que venho acompanhando das ultimas gestões e acrescentando realizações que venham contribuir com a missão social da LIGA. Para poder realizar esta tarefa conto com o apoio de todo o voluntariado da LIGA, que realiza sua atividade de forma prazerosa e responsável.

Assim, estou à disposição de todo nosso voluntariado e comunidade, para sugestões e criticas quanto às ações da Liga.  A solidariedade, a ajuda ao próximo, é uma atitude que trás muita satisfação a quem a pratica.  Espero poder contar com toda comunidade para agregar mais voluntárias para que possamos realizar os nossos objetivos.

  • Agenda

    15 de Maio – Leilão de Artes – Nicholas Bublitz Local: Dado Bier – Bourbon Country – Rua Túlio de Rose, 80 Hora: 19h:30min.

    20 de Maio – Coquetel oferecido pela Glamour Girl 2013, Luiza Bitencourt Loiferman  para  as candidatas.

    27 de maio - Primeira  Entrevista com jurados

    30 de maio – Ensaio geral para o baile – Salão Leopoldina Juvenil

    31 de maio –  Baile da Glamour Girl 2014.  22hs – Salão Leopoldina Traje: Gala para as candidatas e recepção para os convidados.