banner topo
A solidariedade é uma atitude que trás muita satisfação a

quem a pratica.

Institucional

A história da Liga está traduzida no olhar e na esperança dos nossos pacientes. E nosso trabalho se concretiza pelas mãos e dedicação de cada um de nossos voluntários.

A Liga possui sua sede e atua dentro do Hospital Santa Rita, e também junto à enfermaria Infantil de Oncologia do Hospital Santo Antônio, ambos pertencentes ao Complexo de Hospitais da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. É uma entidade declarada de utilidade pública federal e estadual, possuindo atestado de registro no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e inscrição na Divisão Nacional do Câncer do Ministério da Saúde.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer no Rio Grande do Sul foi fundada em Porto Alegre no dia 30 de abril de 1954 por Henriquetta Marsiaj. A entidade é uma associação assistencial, de natureza civil, sem fins lucrativos, que integra o Terceiro Setor e tem como missão amparar pessoas carentes portadoras de câncer e atuar preventivamente junto à comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Com seu prestígio social, e o prestígio profissional de seu marido, o médico Oddone Marsiaj, e contando com o apoio da Liga, da Santa Casa e da Sociedade de Oncologia, Henriquetta angariou parte dos fundos que viabilizaram a construção do Hospital Santa Rita e de seu equipamento. Depois de mais de dez anos como presidente da Liga, Henriquetta foi substituída por Lygia Pratini de Moraes, que presidiu a associação por mais de 20 anos.

A atuação da Liga está dividida através de diferentes setores. Cada um deles possui uma coordenadora, que trabalha com voluntárias preparadas para as respectivas atividades.

- Setor de Prevenção
- Ambulatório
- Setor Assistencial
- Setor Social
- Grupos de Apoio: a pacientes com câncer de mama, Grupo GALA (a pacientes laringectomizados) e a familiares de pacientes com câncer
- Liga Jovem
- Ligas Regionais

Em 1995, por iniciativa do Conselho Deliberativo, o Estatuto da Liga foi reformulado, regulamentando o prazo de 2 anos para o mandato, podendo ser reeleita por mais duas vezes.

Presidentes da Liga Feminina de Combate ao Câncer

Henriquetta Marsiaj (Fundadora) – De 1954 a 1971
Lygia Pratini de Moraes – De 1971 a 1995
Maria Teresa Simch de Castro – 1995
Verônica Ruttkay Pereira – De 1995 a 1996
Mari Lucia Tavares Bing – De 1996 a 1997
Maria Teresa Simch de Castro – De 1997 a 2003
Rejane Paz Bier – De 2003 a 2009
Narcila Dourado Castro – De 2009 a 2015
Nelma Wagner Gallo 2015 até a presente data

A Liga possui a seguinte estrutura administrativa:
- Diretoria Executiva, com 12 membros
- Conselho Deliberativo, com 26 membros

Desde 1975, a Liga Feminina de Combate ao Câncer no Rio Grande do Sul integra a Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer e participa de seus congressos nacionais realizados em diferentes pontos do Brasil. A Rede foi criada para congregar o trabalho feminino de combate ao câncer existente nos estados brasileiros.

Palavra da ex-Presidente (Discurso de despedida)

Boa Tarde a todos

Porque estamos todos reunidos aqui? Porque trabalhamos na liga?
A razão de estarmos aqui é para cumprir a missão da Liga ajudar ao doente carente portador de câncer.

Quem estiver aqui por outro motivo está no lugar errado.

Hoje estou feliz pela certeza de ter cumprido com os meus deveres como presidente da LIGA. Não fiz tudo que deveria ter feito, mas fiz tudo que pude  e as metas atingidas estão no relatório anual disponível no nosso site.

Esta missão não cumpri sozinha. Tive ajuda principalmente da minha diretoria.

Pode até ter parecido que a escolha da minha diretoria não foi perfeita, acho que não,  tenho certeza que escolhi muito bem a minha diretoria.

Em primeiro lugar quero agradecer as minhas vices presidentes, a Therezinha sempre auxiliando na elaboração de documentos e suporte de memória histórica da LIGA,  a Rejane, a quem substitui,  com seus pareceres jurídicos, a Nelma, secretaria geral que hoje me substitui, sempre presente com seu esmero em elaborar fielmente as atas de reuniões de Diretoria, a Mari Lúcia, segunda secretária soube coordenar o ambulatório e o assistencial de forma irreparável.

Cabe aqui uma homenagem póstuma a nossa querida Ligia Moreira que apesar da idade avançada estava sempre pronta para representar a Liga quando eu não podia faze-lo.

Na tesouraria a Katia nossa super mulher do dinheiro, até na doença não se DES LIGA, levando trabalhos para casa.  A Maria Célia, como boa aluna da Katia,  tem realizado um ótimo trabalho .

A Joice que por motivos familiares esteve ausente por um período, mas estamos muito contentes com o seu retorno para completar o trabalho na tesouraria.

Na diretoria social a Olenca tem excelente desempenho na conscientização do trabalho voluntário junto as candidatas e orientação a Liga Jovem, a Ana com sua capacidade de organização, a Carmem auxiliando também  na organização dos eventos e a June, na LIGA há muitos anos, sempre colaborando  com sua experiência.

A nossa mais nova aquisição a Vera Bernardes aos poucos vai se integrar e poder mostrar  toda sua capacidade de trabalho.

Quero também agradecer a todas as voluntárias do assistencial, do ambulatório, da informática e biblioteca móvel pelo excelente trabalho desenvolvido.

Agradeço a Cyr, agora ex-presidente, representando aqui   todo o Conselho pelo apoio que me foi dado.

Em especial agradeço a Lídia que me convidou a este cargo em nome do Conselho,  pelas inúmeras e bem colocadas sugestões de gestão com integral apoio as decisões de Diretoria.

A Verinha, nossa querida secretária que agora nos deixa muito obrigada e votos de sucesso no novo desafio.

A minha amiga Nelma, nossa nova Presidente, desejo todo o sucesso e sempre que necessário saibas que estarei pronta a ajuda-lá.

Muito Obrigada.

Narcila Dourado Castro  02/06/2015


Discurso de Posse da Presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer no Rio Grande do Sul em 02 de junho de 2015.

“Primeiramente, agradeço a indicação e a aprovação do meu nome para presidir a diretoria de nossa Entidade.  Minha trajetória na Liga iniciou em 2009, quando, a convite da Presidente Narcila, atuei como tesoureira e posteriormente como secretária-geral, atividades que me proporcionaram conhecer e apreciar o trabalho desenvolvido por esta Instituição. Confesso que me sinto extremamente honrada em participar da LFCC/RS, que realiza um trabalho sério voltado aos doentes carentes portadores de câncer e à prevenção contra esta patologia. Como Presidente da Diretoria nos próximos dois anos, darei continuidade ao trabalho desenvolvido por minhas antecessoras ao longo dos 60 anos de existência de nossa Entidade, com ênfase ao Ambulatório de Prevenção contra o Câncer de Colo de Útero e de Mama, objetivando ampliar o atendimento às mulheres. Também pretendo buscar maior aproximação com as Ligas Regionais, realizando reuniões semestrais com suas Presidentes para a troca de informações e experiências, esclarecimentos de dúvidas, visando, assim, ao aprimoramento de nossas atividades e o consequente fortalecimento da Liga. Igualmente, serei incansável na procura de voluntários para os setores Assistencial, Ambulatorial e Grupo Gala para auxiliar em nossas ações. Para tanto, conto com a necessária colaboração de todas as voluntárias. Por fim, cumprimento a Presidente do Conselho Deliberativo e a Presidente da Liga Jovem, desejando-lhes sucesso na sua gestão.

Muito obrigada,
Nelma Wagner Gallo”.

  • Agenda

    29/09/2016 - Jantar Anual da Liga no Country Club

    04/10/2016 - Abertura do Outubro Rosa no Instituto Ling

    16/17 e 18/11/2016 – Participação no 11º Congresso da Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer em Recife-PE