INSTITUCIONAL:

  • Quem somos
  • Finalidade
  • Princípios
  • História

A Liga Feminina de Combate ao Câncer no Rio Grande do Sul, abreviadamente Liga/RS, é uma associação civil, sem fins lucrativos ou econômicos, apolítica e apartidária, sem distinção de raça, cor e religião, de caráter beneficente de assistência social e de promoção da saúde e de duração indeterminada.

A Entidade tem por finalidade assistir ao doente carente portador de câncer, conscientizar e educar a população, visando à prevenção do câncer e auxiliar os hospitais da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, prestadores de serviços na área oncológica.

Seus princípios são a solidariedade, o voluntariado, o comprometimento, qualidade e a credibilidade. O voluntariado da Liga/RS representa uma adesão comprometida e responsável e sua motivação é objeto de permanente avaliação.

A Entidade foi fundada em 30 de abril de 1954 por Dona Henriqueta Flores Soares Marsiaj, tendo presidido a Liga por 17 anos. Dentre suas maiores iniciativas esteve a criação de Núcleos no interior do Estado e participação efetiva na construção do Hospital de Oncologia Santa Rita de Porto Alegre. Sucedeu-lhe nos 24 anos seguintes Dona Lygia Pratini de Moraes, que expandiu a Liga em diversos municípios e prossegiu no auxílio ao aparelhamento do Hospital Oncológico. Atualmente, contamos com 87 Ligas Regionais, as quais seguem os princípios da Liga Mãe.

Desde 1975, a Liga Feminina de Combate ao Câncer no Rio Grande do Sul integra a Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer e participa de suas reuniões anuais e de seus Congressos Nacionais, a cada dois anos realizados em diferentes pontos do Brasil. A Rede foi criada para congregar o trabalho feminino de combate ao câncer existente em 23 Estados da federação.

A história da Liga/RS está traduzida no olhar e na esperança dos seus assistidos. E o trabalho se concretiza pelas mãos e dedicação de cada um de nossos voluntários.

Palavra da ex-Presidente Nelma Odete Wagner Gallo (Discurso de despedida)

“Boa tarde a todas.
Iniciando minha fala, aproveito para fazer uma breve retrospectiva das realizações ocorridas nesses seis anos de gestão, período compreendido entre junho/2015 a junho de 2021.
Setor Institucional:
a) Confeccionamos a Bandeira oficial da Liga/RS;
b) Obtivemos o Título de Utilidade Pública Municipal,
c) Cadastramos a Liga no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde;
d) Alteramos o Estatuto e refizemos o Regimento Interno Ambos já registros e em vigor;
e) Registramos a marca do Baile da Glamour Girl, após 63 anos de sua criação;
f) Renegociamos com a Panvel Farmácia e conseguimos, além dos 20% de desconto, mais 5% sobre o valor da Nota Fiscal mensal  dos medicamentos doados aos assistidos;
g) Iniciamos com as programações e divulgações do  Outubro Rosa e Novembro Azul  com evento musical no Instituto Ling. Confeccionamos folders  de prevenção, Banners, camisetas e laços rosa e azul, alusivos às promoções; fizemos parcerias para arrecadação de recursos financeiros, as quais aumentam a cada ano;
h) Fizemos Acordo de Cooperação com a Secretaria Municipal da Saúde, de Porto Alegre, com participação da Liga no programa Prefeitura nos Bairros;
i) Realizamos o 50º Encontro Estadual (2017) com a participação das Ligas Regionais;
j) Participamos das comemorações dos 50 anos do Hospital Santa Rita, no Plaza São Rafael (2018) onde realizamos  reunião com as Presidentes das Ligas Estaduais  e  Oficinas sobre o trabalho voluntário.  Também em comemoração a data, participamos de evento no Centro Histórico da Santa casa, onde a Liga/RS foi homenageada como um dos quatro fundadores do Santa Rita. A homenagem foi recebida pela Conselheira Benemérita Sra. Ana Helena Chagas Diefentheler;
k) Auxiliamos e participamos do evento alusivo aos 15 anos do Grupo Gala dos laringectomizados que muito cresceu em atendimento. Também  equipamos com  20 cadeiras  novas  a sala de atendimento aos paciente;
l) Quanto as Ligas Regionais, foram realizadas reuniões com as Presidentes em Porto Alegre, criado o grupo Whatsapp para trocas de informações, experiências, solucionar dúvidas, e a convite visitei 23 Ligas participando de posses, inaugurações de novas sedes, eventos comemorativos e de Encontros Sub-Regionais.
m) Também participamos em reuniões e Congressos da Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer, em várias cidades brasileiras;
n) Contratamos, via CLT, secretário, enfermeira e técnica de enfermagem, considerando que quando assumi em junho de 2015, ambos haviam se desligado da Liga. Posteriormente contratamos estagiários via CIEE.
Ambulatório de Prevenção:
a) Realizamos vários melhoramentos com a aquisição de alguns aparelhos, equipamentos, melhorias nos espaços internos e principalmente, a entrada principal, o que proporcionou melhor acesso ao local;
b) Implantamos a informatização e criamos um Banco de Dados para registro das pacientes e resultados dos exames realizados;
c) Efetuamos importante parceria com o SESC para realização de mamografias e ecografias mamárias, de forma totalmente gratuita; e parceria com o Instituto de Patologia de Porto Alegre para realização de biópsias a preço bastante acessível  para a Liga.
– Este Setor também deu continuidade as palestras de prevenção como feito em gestões anteriores.
Setor Assistencial:
a) Iniciamos o fornecimento da dieta integral para pacientes carentes com alta hospitalar;
b) Implantação dos serviços de cabeleireiro e manicure no Centro  de Convivência;
c) Criação do banco de perucas de cabelos naturais;
d) Posto de recebimento de mechas de cabelos da comunidade e Parcerias para confecção das perucas;
e) Fornecimento da Ceia de Natal no Hospital Santo Antônio.
Este Setor, igualmente deu continuidade às doações de medicamentos, passagens, cestas básicas e produtos de higiene aos pacientes carentes, bem como as doações de final de ano aos hospitais parceiros.
Setor Social:
a) Criação do Liga Solidária – que é o desfile de modas com a participação dos estilistas da alta costura da Capital e com as candidatas ao Glamour;
b) Realizamos o 60º º Baile da Glamour Girl (2017) com desfile especial de uma candidata de cada década. Presente a primeira Glamour Girl, Temis Reverbel que desfilou com sua faixa;
c) Os jantares sempre com temas diferentes (Cinema, Jazz, sustentabilidade e por fim a Criação do Evento “Liga Rosa”).
Setor de Divulgação:
a) Repaginamos nosso Site; Criamos contas no Facebook e Instagram para divulgação do trabalho e eventos da Liga e contamos atualmente com mais de 3.820 seguidores.
Liga Jovem
Ressalto a importante participação da Liga  Jovem neste período que em muito contribuiu para o sucesso dos eventos, bem como com doações de fraldas, produtos de higiene e muitas vezes em valores, o que permitiu a Entidade, não precisar adquirir  esses produtos.
Homenagens Recebidas no Período:
–  Placa de Agradecimentos da Assembleia  Legislativa do RS,   pelos serviços prestados à comunidade, concedida pela então presidente Silvana Covatti.
–  Menção Honrosa  da Câmara dos Deputados, pela sua indicação ao premio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, pelo trabalho em benefício ás mulheres carentes.  Indicação feita pela então Senadora Ana Amélia Lemos;
– Título de  “A Liga é amiga da boa causa” concedido pela Santa Casa de porto Alegre.
Verificamos, assim, que mesmo em tempos difíceis em que muitas entidades encerram suas atividades, a Liga/RS continua forte, crescendo e cumprindo com sua finalidade.
Dessa forma, penso ter cumprido com a missão para a qual fui eleita e que me propus a fazer nesses longos seis anos, com muito comprometimento, dedicação e transparência. Dificuldades houve, mas procurei com responsabilidade e tranquilidade e com o apoio de vocês, fazer sempre o melhor para nossa Entidade.
Portanto, hoje a palavra é gratidão:
Agradeço a Narcila por ter me convidado para trabalhar na Liga, a Dona Lydia Ling e ao Conselho pela indicação ao cargo e a todas voluntárias por terem confiado e me elegerem como Presidente da nossa Entidade.
Queridas amigas: é sabido que uma andorinha só não faz verão. É preciso  união e  colaboração de todas. As nossas realizações só foram possíveis porque cada uma de vocês cumpriu com sua parte.
Obrigada pela dedicação e esforço. A participação de todas com certeza fez a diferença.
Agradeço a todas de coração, principalmente a minha diretoria  de quem estive mais próxima.
Igualmente, agradeço aos funcionários que entenderam a finalidade da Liga/RS e com dedicação e comprometimento  contribuíram  e contribuem com a Entidade.
Por fim, agradeço a minha querida família, que muito me apoiou, e sempre soube entender e aceitou as minhas ausências.
Desejo as novas presidentes Marília Herter e Vera  Laura Bernardes, muitas alegrias, realizações e sucesso no cargo.
Obrigada.”

Em 11 de junho de 2021.

Discurso de Posse da Presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer no Rio Grande do Sul, Sra. Vera Laura da Costa Carvalho Bernardes, em 11 de junho de 2021.

“Boa tarde a todas!
É com muito orgulho e responsabilidade que hoje assumo a presidência da Liga Feminina de Combate ao Câncer No Rio Grande do Sul, em um momento atípico que estamos vivendo.
Agradeço a Sra. Lydia Wong Ling e todas suas conselheiras, pela indicação e confiança.
Parabenizo a Sra. Marília Diefenthaeler pela posse na presidência do Conselho Deliberativo de nossa Entidade, desejando sucesso.
Hoje se despede da presidência a Sra. Nelma Wagner Gallo que nos deixa como exemplo sua gestão pelo irretocável trabalho de conduzir nossa entidade nesta difícil conjuntura em que vivemos.
Obrigada Nelma!!!
O curso da história tem nos mostrado que quando o mundo se vê envolvido em catástrofes surgem grandes ideias que trazem melhorias aos nossos dias.
Baseada nessas constatações vejo espaço e um olhar mais humano para o trabalho voluntario, hoje o social é visto com outros olhos pelo mundo e a palavra para definir o século XXI é SOLIDARIEDADE.
Penso que mesmo sendo voluntário nosso trabalho tem que ter profissionalismo, projetos, metas, transparência e amor em sobra para doar a quem mais necessita.
Gostaria de poder contar com o apoio de nosso conselho e diretoria, formado por mulheres experientes e capazes, para juntas deixarmos um legado para nossa sociedade.
Hoje vejo nossa entidade sólida com uma trajetória de credibilidade pronta para avanças, tendo como exemplo nossa participação na construção do Hospital Santa Rita.
Agora é nossa vez de juntas darmos um passo importantíssimo que vai ao encontro da base de toda medicina moderna que é a PREVENÇÃO.
Tem consciência da responsabilidade de liderar nossa entidade dando continuidade a um trabalho conjunto executado a 67 anos por mulheres que como nós encontram espaço em suas vidas visando proporcionar a pessoas necessitadas ESPERANÇA sendo com um sorriso ou gesto, que muitas vezes é o melhor remédio para o momento tão difícil que atravessam.
Com este intuito que assumo juntamente com toda minha diretoria, que apresento e dou posse:
Vice-Presidente – Lucila Osório
Secretária Geral – Marlene Lourdes Chirstmann
1ª Secretária – Mari Lúcia Tavares Bing
2ª Secretária – Rosanara Fim Santiago
1ª Tesoureira – Cátia Regina Streese Vecchio
2ª Tesoureira – Maria Célia Farias Guaspari
3ª Tesoureira – Débora Lubisco Pestana
Diretora Social – Nelma Odete Wagner Gallo
Diretora Social – Maria Isabel Cirne Lima de Oliveira
As quais agradeço muitíssimo por me acompanharem.
MEU COMPROMETIMENTO COM A CAUSA AMADURECEU.
Tenho muito orgulho de fazer parte de 3 gerações de minha família que ajudaram a escrever esta história. Eu , minha filha Caroline e hoje tenho a felicidade de ter a minha neta Ana Laura como vice presidente da Liga Jovem.
Vou com meu coração para esta missão acreditando que junta faremos a diferença na busca de um mundo melhor e mais justo.
Obrigada!”.

Presidentes da Liga/RS

Henriqueta Flores Soares Marsiaj (Fundadora) – de 1954 a 1971
Lygia Pratini de Moraes – de 1971 a 1995
Maria Teresa Simch de Castro – 1995
Verônica Ruttkay Pereira – de 1995 a 1996
Mari Lúcia Tavares Bing – de 1996 a 1997
Maria Teresa Simch de Castro – de 1997 a 2003
Rejane Paz Bier – de 2003 a 2009
Narcila Dourado Castro – de 2009 a 2015
Nelma Wagner Gallo – de 2015 a 2021
Vera Laura Bernardes – de 2021 até a presente data

A Liga possui a seguinte estrutura administrativa:

  • Diretoria Executiva, com 10 membros

Presidente – Vera Laura da Costa Carvalho Bernardes
Vice-Presidente – Lucila Osório
Secretária Geral – Marlene Lourdes Chirstmann
1ª Secretária – Mari Lúcia Tavares Bing
2ª Secretária – Rosanara Fim Santiago
1ª Tesoureira – Cátia Regina Streese Vecchio
2ª Tesoureira – Maria Célia Farias Guaspari
3ª Tesoureira – Débora Lubisco Pestana
Diretora Social – Nelma Odete Wagner Gallo
Diretora Social – Maria Isabel Cirne Lima de Oliveira

  • Conselho Deliberativo, com 20 membros e duas Conselheiras Beneméritas

Presidente do Conselho – Marília Diefenthaeler Herter
Vice-Presidente do Conselho – Lydia Wong Ling
Secretária do Conselho – Tânia Sporleder de Souza
Conselheira – Adulce Zaffari
Conselheira – Amarilis Nervo
Conselheira – Ana Maria Moura
Conselheira –  Andréa Nunes Paglioli
Conselheira – Carla Merlin Ribeiro
Conselheira – Cyr Maciel de Sá Livonius
Conselheira – Dione Peña Zanata
Conselheira – Imeritta Pandolfi Passos
Conselheira – Ina Rosa Schiavon
Conselheira – Nadége Kruel Soares
Conselheira – Sônia Pilla
Conselheira – Valkiria Vallandro
Conselheira Benemérita – Ana Helena Chagas Diefenthaeler
Conselheira Benemérita – Laura Zaffari

  • Conselho Fiscal, com três membros titulares

Conselheira Fiscal – Carmen Lúcia Denti
Conselheira Fiscal – Deodata Link dos Santos
Conselheira Fiscal – Nágila Ourique

*Em 1995, por iniciativa do Conselho Deliberativo, o Estatuto da Liga foi reformulado, regulamentando o prazo de 2 anos para o mandato, podendo ser reeleita por mais duas vezes.

Áreas de Atuação

A Liga/RS está dividida através de diferentes setores. Cada um possui uma coordenadora, que trabalha com voluntárias preparadas para as respectivas atividades.