SOBRE A LIGA

CONHEÇA A LIGA


Somos a Liga Feminina de Combate ao Câncer do Rio Grande do Sul. A Liga Feminina é uma associação de natureza filantrópica, sem fins lucrativos ou econômicos, apolítica e apartidária, sem distinção de raça, cor e religião, de caráter beneficente, de assistência social e de promoção da saúde e de duração indeterminada. Integrada por voluntárias cuja missão é amparar as pessoas carentes portadoras de câncer e atuar na prevenção junto à comunidade.

Nossa Finalidade e Princípios:

A Entidade tem por finalidade assistir ao doente carente portador de câncer, baixado nos Hospitais Santa Rita e Santo Antônio do Complexo da Santa Casa de Misericórdia e conscientizar, educar e oferecer à população nosso ambulatório de prevenção para tais fins. Possuímos o Grupo GALA para ajudar os pacientes laringectomizados a retomar gradualmente a fala, possuindo um coral para tentar se integrar novamente à sociedade. Somos um grupo de mulheres com princípios solidários, voluntárias, comprometidas com a prevenção, educação e conscientização da doença. A Liga Feminina de Combate ao Câncer no Rio Grande do Sul consiste em 87 regionais e em torno de 5.200 voluntárias em todo o estado.

NOSSA HISTÓRIA


A Entidade foi fundada em 30 de abril de 1954 por Dona Henriqueta Flores Soares Marsiaj, tendo presidido a Liga por 17 anos. Dentre suas maiores iniciativas, esteve na criação de Núcleos no interior do Estado e participação efetiva na construção do Hospital de Oncologia Santa Rita de Porto Alegre. Sucedeu-lhe nos 24 anos seguintes Dona Lygia Pratini de Moraes, que expandiu a Liga em diversos municípios e prosseguiu no auxílio ao aparelhamento do Hospital Oncológico. Atualmente, contamos com 87 Ligas Regionais, as quais seguem os princípios da Liga Mãe.

 

Desde 1975, a Liga Feminina de Combate ao Câncer no Rio Grande do Sul integra a Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer e participa de suas reuniões anuais e de seus Congressos Nacionais, a cada dois anos, realizados em diferentes pontos do Brasil. A Rede foi criada para congregar o trabalho feminino de combate ao câncer existente em 23 Estados da federação.

A história da Liga/RS está traduzida no olhar e na esperança dos seus assistidos.

E o trabalho se concretiza pelas mãos e dedicação de cada um de nossos voluntários.

Presidentes da Liga/RS


Henriqueta Flores Soares Marsiaj (Fundadora) – de 1954 a 1971
Lygia Pratini de Moraes – de 1971 a 1995
Maria Teresa Simch de Castro – 1995
Verônica Ruttkay Pereira – de 1995 a 1996
Mari Lúcia Tavares Bing – de 1996 a 1997
Maria Teresa Simch de Castro – de 1997 a 2003
Rejane Paz Bier – de 2003 a 2009
Narcila Dourado Castro – de 2009 a 2015
Nelma Wagner Gallo – de 2015 a 2021
Vera Laura da Costa Carvalho Bernardes – de 2021 até a presente data

ESTRUTURA ADMINISTRATIVA E SEUS COMPONENTES

A Liga possui a seguinte estrutura administrativa:


DIRETORIA EXECUTIVA, COM 10 MEMBROS

Presidente

Vera Laura da Costa Carvalho Bernardes

Vice-Presidente

Nelma Odete Wagner Gallo

Secretária Geral

Marlene Lourdes Chirstmanns

1ª Secretária

Mari Lúcia Tavares Bing

2ª Secretária

Sabrina Anspach

1ª Tesoureira

Cátia Regina Streese Vecchio

2ª Tesoureira

Maria Célia Farias Guaspari

3ª Tesoureira

Débora Lubisco Pestana

 

Diretora Social

Maria Isabel Cirne Lima de Oliveira

Diretoria Social

Lucila Flores da Cunha Motta Magadan

 

CONSELHO DELIBERATIVO, CONSELHO FISCAL E DUAS CONSELHEIRAS BENEMÉRITAS

Presidente do Conselho

Marília Diefenthaeler Herter

Vice-Presidente

Cristina Bing Müller

Secretária

Luciana Van Teffelen Bing

Conselheira

Adulce Zaffari

Conselheira

Amarilis Nervo

Conselheira

Ana Maria Moura

Conselheira

Andréa Nunes Paglioli

Conselheira

Cyr Maciel de Sá Livonius

Conselheira

Lydia Wong Ling

Conselheira

Nágila Habbab Ourique

Conselheira

Sônia Beatriz Stoll Pilla

Conselheira

Tânia Conceição Sporleder

Conselheira Fiscal

Bianca Cristina Didomenico Seitenfus

Conselheira Fiscal

Carmen Lúcia Denti

Conselheira Fiscal

Lúcia Suñé Coelho Silva

Conselheira Benemérita

Ana Helena Chagas Diefenthaeler

Conselheira Benemérita

Laura Zaffari

 
 

*Em 1995, por iniciativa do Conselho Deliberativo, o Estatuto da Liga foi reformulado, regulamentando o prazo de 2 anos para o mandato, podendo ser reeleito por mais duas vezes.

 

PREVENÇÃO


Setor de Educação e Prevenção

Composto por voluntários que ministram palestras de prevenção contra vários tipos de câncer em empresas, escolas, associações, feiras, entidades de classe, shopping centers, com maior ênfase no Outubro Rosa e Novembro Azul, com ampla distribuição de folders.

Este Setor desenvolve também o “Programa de Prevenção e Detecção do Câncer de Colo de Útero” no Ambulatório da Entidade, com atendimento diário no andar térreo do Hospital Santa Rita.

O Ambulatório da Liga oferece à população carente a oportunidade de realizar exames gratuitos de prevenção do câncer ginecológico, consulta de enfermagem e palpação de mamas.

Mulheres com mais de 40 anos ou com menos idade, mas com histórico familiar de câncer de mama, são encaminhadas para exame de mamografia e ultrassonografia, através de parcerias com o SESC, MAMORAD, SERPAL, SONORO e POLICLÍNICA ANDRADAS.

NOSSA PRESIDENTE


No ano de 2014 fui convidada para participar como diretora social da Liga Feminina de Combate ao Câncer RS e em junho de 2021 assumi como presidente.

Tenho consciência da responsabilidade de liderar nossa entidade dando continuidade a um trabalho conjunto executado há 69 anos por mulheres que encontram espaço em suas vidas para levar esperança, conforto e apoio a quem necessita.

Assumi com propósito de crescermos, pois hoje vejo nossa entidade sólida com uma trajetória de credibilidade pronta para dar mais um passo importantíssimo que vai ao encontro da base da medicina moderna, a PREVENÇÃO.

Sei que o trabalho voluntário é um grande desafio, mas muito me orgulho, pois ele é muito nobre, enriquecedor, e necessário no sentido mais amplo das palavras. Vejo em nossos dias espaço e um olhar mais humano para o voluntariado, hoje o social é visto com outros olhos pelo mundo e meu desejo é que a palavra para definir o século XXI seja SOLIDARIEDADE.

Acredito na ciência, nas pesquisas e na prevenção para superarmos este grande problema.

Espero que nunca me falte saúde, sabedoria, determinação e coragem para poder seguir propiciando ajuda a quem necessita.

DIRETORIA DA LIGA JOVEM – 2022/2023

ESTRUTURA ADMINISTRATIVA E SEUS COMPONENTES
A Liga possui a seguinte estrutura administrativa:


DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente

Giovana Bilibio Brugnera

Presidente

Manuela Lima Hausen de Souza

Vice-Presidente

Isabela Zietolie

Vice-Presidente

Maria Angélica Costa Lunardi

Secretária Geral

Manuela Isdra Rajchenberg

2ª Secretária

Ana Luisa Carvalhal

3ª Secretária

Leticia Bottega Kreutz

1ª Tesoureira

Nicole Dorigon

 

2ª Tesoureira

Júlia de Oliveira Mussnich

3ª Tesoureira

Beatriz Diefenthäler

 

DIRETORIA SOCIAL

Coordenadora

Gabriela Barcellos Lewgoy

Antônia Ranzolin Falcão

Catherine Bing Reis

Isabella Andreatta Gottschall

Luisa Schmitt Juruena Sassen

Manuella Tarragó Pezzi

SETOR ASSISTENCIAL

Coordenadora

Antônia Salis

Camilla Gaia Ferraz Corrales Sabino

Catherine Jacobi

Isabela Aragão

Isabela Carvalhal

Isabella Andrade Pereira

Joana Ratto Fabris

Laura Gonçalves da Rocha

Sofia Sassen Wiethaeuper

 
 

ASSISTÊNCIA


Formado por voluntárias, que atuam junto ao leito dos pacientes e fazem visitas às enfermarias do Hospital de Oncologia Santa Rita e do Hospital da Criança Santo Antônio dando apoio e conforto, além de providenciarem fraldas descartáveis, artigos de higiene, toalhas de banho e rosto, próteses mamárias externas de polipropileno, lenços coloridos, turbantes, agasalhos, bem como organizam festas em datas especiais, como Páscoa, Dia das Mães e dos Pais, Festa Junina, Dia da Criança, Natal e Ceia de Natal aos familiares de crianças internadas.

A Liga/RS também fornece vale-transporte para o paciente em tratamento de quimio e radioterapia e ao seu acompanhante, medicação e dieta enteral ao paciente com alta hospitalar e cestas básicas aos pacientes, após feita triagem e encaminhados pela assistência social dos Hospitais de Oncologia Santa Rita e da Criança Santo Antônio.

O Grupo de Apoio e Assistência aos Laringectomizados (Grupo Gala), que surgiu de uma parceria entre a Liga/RS e o Hospital de Oncologia Santa Rita, e funciona, com profissionais voluntários e residentes da Fonoaudiologia do Programa de Residência Multiprofissional em Oncohematologia da UFCSPA Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e Santa Casa, além de alunos do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde.
Também propiciamos aos pacientes a retomada da fala através de um Coral onde temos um retorno satisfatório. Este ano recebemos um grupo de 13 fonoaudiólogas italianas e uma tradutora que vieram conhecer o trabalho do GALA como referência.

O Setor Assistencial também conta com um Banco de Perucas, para empréstimo aos pacientes necessitados, que se localiza nas dependências do Ambulatório da Liga/RS, no Hospital Santa Rita.

A Entidade também possui um Brechó, onde são comercializados produtos recebidos em doação (roupas, calçados, bolsas, etc..) sendo os valores recebidos revertidos para a causa.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer conta com o apoio de colaboradores e da comunidade através de auxílio e doações.